• Rafael Mariano

Desenvolvimento – Por Que Ele é tão Importante?

Cada dia se fala mais na necessidade de desenvolvimento, transformação, ou seja, precisamos evoluir em nossa forma de pensar, ser e agir. Não só para nos transformarmos em pessoas melhores para nós mesmos, mas também para interagirmos de forma mais positiva com as pessoas à nossa volta. Neste caminho é importante trabalhar para vencer nossos preconceitos, dores e crenças limitantes, ou seja, aquelas que nos desempoderam e nos bloqueiam em muitos sentidos.

Um dos principais efeitos destas self-destructions é que elas nos fazem crer em ideias que realmente sabotam nossa evolução pessoal, profissional, emocional e espiritual também. Digo isso porque existem crenças que não agregam valor nenhum à nossa vida e apenas atrasam nosso desenvolvimento, pois nos fazem pensar que não somos bons o suficiente, ou que não somos capazes, inteligentes, induzindo-nos a alimentar sentimentos e emoções negativas em relação a nós mesmos e aos outros.

Isso se reflete por meio dos julgamentos, pois se não suspendemos este tipo de olhar inquisidor, acabamos fazendo com os outros justamente o que não desejamos que façam conosco: que nos julguem sem nos conhecer, sem saber a nossa história e sem respeitar o nosso caminho e quem somos.


Por que o desenvolvimento é tão importante?

Por mais que não percebamos e que não façamos, conscientemente, movimentos de mudanças em nossas vidas, é fato que este processo ocorre o tempo todo ao nosso redor. Neste sentido, o melhor que podemos fazer é acompanhá-lo, para que, dessa maneira, tenhamos a oportunidade de evoluir continuamente em nossa jornada.

Confira, a seguir, o que torna o processo de mudança algo tão importante em nossa vida!

Evolução

Como eu disse no parágrafo acima, podemos não perceber, mas as mudanças acontecem a todo momento em nosso dia a dia. E quando nos permitimos participar deste processo, estamos contribuindo, efetivamente e na prática, para a nossa própria evolução.

Ao abraçarmos os processos de mudança conseguimos crescer, pois não nos deixamos estagnar, algo que é fundamental para todo e qualquer tipo de pessoa.

Sucesso

Outra coisa que torna o processo de mudança algo verdadeiramente importante em nossa existência é o fato de que ele nos leva, invariavelmente, ao alcance do sucesso, que tanto almejamos. Isso porque o sucesso requer que caminhemos para frente, ou seja, que mantenhamos o nosso foco no futuro e nos resultados que queremos alcançar, e não que fiquemos parados no mesmo lugar.

Para crescer, evoluir e se tornar bem-sucedido, é preciso fazer um ajuste aqui e ali, em prol de nossa própria felicidade.

Zona de conforto

Se tem uma coisa que nos tira, definitivamente, da zona de conforto são as mudanças. Isso, por si só, já faz com que elas sejam consideradas realmente importantes na vida de qualquer pessoa, já que, a zona de conforto, por mais que seja atrativa, é algo perigoso, pois nos dá a falsa sensação de que já alcançamos tudo o que precisamos, o que não é totalmente uma verdade.

Sempre estamos em busca de algo mais, de preencher algo e da felicidade, que é alcançada nos pequenos detalhes do dia a dia. Ou seja, a zona de conforto nos impede de enxergar tudo isso e são as mudanças que tiram a venda de nossos olhos.

Autoconhecimento

Além de tudo o que apresentei até aqui, outro grande benefício que as mudanças trazem é a possibilidade de nos conhecermos cada vez melhor. É através das transformações que acontecem em nossa vida, que temos a oportunidade de desenvolver o nosso autoconhecimento, de compreender, com uma profundidade maior, quais são nossas melhores habilidades e competências e quais precisamos trabalhar, para alcançar nossos objetivos.

Este também é um ponto de fundamental importância das mudanças e que, com certeza, fará com que você abrace verdadeiramente este processo em sua vida.

Abra-se às Mudanças

Ao ler estas palavras eu tenho certeza que você se conectou com alguma lembrança recente ou antiga de momentos que, ou você julgou ou foi julgado. Certamente o sentimento que vem daí não é tão bom quanto o que temos quando sentimos empatia pelo outro (ou quando alguém sente isso por nós), nos colocamos em seu lugar e não fazemos nenhum julgamento de valor a respeito.

Somos seres em construção, ou seja, não nascemos e não estamos prontos, somos uma obra em constante melhoria. Mas claro, isso só é possível se você se abre às mudanças, a derrubar as paredes (diga-se crenças limitantes) que te impedem de ser um indivíduo melhor e de evoluir em todos os aspectos de sua vida.

Neste sentido, eu te convido a repensar algumas coisas e a refletir sobre seu eu atual e sobre quem você pode ser. Já parou para pensar em quais são as suas ideias limitadoras? Quais são os seus preconceitos? Quais são os seus pontos a ajustar? Quais são as paredes que precisa derrubar? Quais são os sentimentos ruins que precisa mandar embora e quais emoções precisa deixar florescer? Já pensou no quanto você poderia ser mais feliz se mudasse algumas coisas em sua forma de ser, pensar e agir? Quais os feedbacks que você recebe neste sentido? São reflexões importantes. Permita-se fazê-las.

Todos nós somos seres especiais, únicos e importantes. Mudar não significa perder sua essência ou desonrar quem você é e sua história. Significa abrir-se a novas possibilidades e crescimentos, pois existem muitas influências internas e externas que fazem com que sejamos limitados em muitos aspectos.

Entender isso é tomar consciência de si mesmo e dos seus pontos de melhoria. Também é a melhor forma de fazer com que suas habilidades, dons, conhecimentos e experiências trabalhem positivamente em favor de seu sucesso. Portanto, se algo em sua vida não está dando certo, mude a rota, muda a forma de pensar, mude a forma de agir, mude o jeito de se comunicar, se relacionar, pois toda mudança traz consigo uma transformação positiva.

O Caminho Para as Mudanças

Caminhe nesta direção quando receber um feedback de um amigo, familiar, colega de trabalho ou chefe. Busque nele algo produtivo para você. Quando, internamente, sentir-se incomodado com sentimentos e emoções que lhe desagradam, trabalhe para vencê-los. Quando sua carreira não estiver avançando: mude, melhore, evolua e seja um profissional ainda melhor.

Do mesmo modo, quando sua relação amorosa ou familiar não for boa para você, mude sua forma de se relacionar. Quando problemas financeiros estiverem assolando suas finanças, mude sua relação com o dinheiro, e por aí vai. Permita-se e abra-se às mudanças. Com certeza a partir destas transformações, você terá uma vida melhor, com sentimentos e resultados positivos e estará bem mais próximo de sua felicidade.


Posts recentes

Ver tudo

Desde que nasceu, em 1960, Freddie Roach foi preparado para ser campeão de boxe. O pai havia sido lutador pro􏰀ssional e a mãe, árbitra de boxe. O irmão mais velho de Freddie começou a aprender o

Em 1760, aos 4 anos, Wolfgang Amadeus Mozart começou a aprender piano com o pai. Foi a criança que pediu para iniciar o aprendizado tão cedo. A irmã, com 7 anos, já tocava piano. Talvez tenha sid