• Rafael Mariano

O Que Fazer Quando Tudo na Sua Vida Dá Errado

Existem fases em que os problemas parecem não ter fim, e as soluções se mostram cada vez mais improváveis. Se isso está acontecendo contigo, saiba que, por mais que tenha essa sensação, esse momento vai passar. Veja, ao invés de apenas esperar que as coisas aconteçam, você pode ir à luta e buscar seu desenvolvimento.

Se você deseja saber o que fazer quando tudo na sua vida dá errado, continue acompanhando este artigo e descubra como construir sua história de desenvolvimento e aprendizado.


Afinal, o que fazer quando tudo dá errado na sua vida?

Perder o emprego, ver um ente querido partir, passar por problemas no relacionamento ou no trabalho, todos estes são exemplos de situações que podem fazer com que uma pessoa se sinta sem rumo. Se estiver passando por algo parecido, confira dicas poderosas para desenvolver essa etapa e utilizar as experiências vividas para se tornar mais forte.


1. Lembre-se de que tudo é passageiro

Sabe aquele velho ditado que diz que o choro pode durar uma noite inteira, mas que a alegria vem pela manhã? Ele é realmente verdadeiro, pois a vida é feita de ciclos que começam a terminam e, assim, tudo é passageiro, tanto as coisas boas quanto as ruins.

Por isso, devemos sempre valorizar e viver ao máximo os bons momentos e mantermos a serenidade frente às situações delicadas, pois elas também vão passar e deixar as experiências e o aprendizado.

2. Escolha enxergar as coisas de forma positiva

A felicidade não é resultado das coisas que acontecem contigo, mas sim da forma como você escolhe enxergá-las e reagir a elas. Nesse sentido, ao invés de se lamentar porque a sua vida não é perfeita e que, por isso, não é feliz, escolha vê-la sob uma perspectiva positiva.

Pense no quanto essa fase delicada pode te tirar da sua zona de conforto e te levar a crescer. Reflita sobre o que você pode aprender com tudo o que está acontecendo. Além disso, considere outros motivos que tem para se sentir grato, começando, por exemplo, pelo fato de estar vivo. Com certeza, você tem mais a agradecer do que a pedir.

3. Pense nos desafios que superou no passado

Quando sentir que está sem forças para continuar e superar tantos desafios, pense na sua trajetória até aqui. Tenho a certeza de que você já passou por diversas situações delicadas e conseguiu vencê-las, afinal, elas fazem parte da vida de todas as pessoas, mesmo que de maneiras diferentes.

Então, reflita sobre isso e reconheça a grande força interior que possui para se levantar e recomeçar a sua caminhada com garra e fé. Ninguém deve viver no passado, mas todos devem fazer uma visitinha, de vez em quando, para se inspirar.

4. Veja a dor como uma lapidação

Todo ser humano é um diamante bruto, e as experiências vividas fazem parte do processo de lapidação que vai revelar o brilho que cada um possui. Sabe aquela sensação de que você não seria quem é hoje ou de que não teria alcançado o que alcançou se tudo tivesse dado certo? Essa é a ideia.

E quais são os momentos que mais trazem crescimento e aprendizado? Por mais que as alegrias e conquistas sejam extraordinárias, é nas situações delicadas que se torna possível aprender lições poderosas e se desenvolver. Dessa forma, procure ver essa fase pela qual está passando como um processo que irá revelar a sua força e o seu poder de superação. Como se diz popularmente, o ouro só é purificado quando passa pelo fogo.

5. Substitua a lamentação pela ação

Existe uma frase bastante conhecida que diz que a dor é inevitável, já o sofrimento é uma opção. Então, me diga, qual é a sua escolha: utilizar a dor para crescer ou para sofrer cada vez mais?

Se a sua opção é se desenvolver, desapegue da lamentação e prefira agir e buscar a transformação que deseja. Se você perdeu o emprego, por exemplo, ao invés de procurar culpados e se sentir injustiçado, aproveite esse momento para recomeçar e ir em busca de novas oportunidades.

6. Reveja as suas atitudes

As fases delicadas da vida oferecem boas oportunidades para fazer um balanço e rever atitudes. Independentemente de o que aconteceu ter sido ou não fruto de uma ação sua, pense no que você poderia fazer diferente. Vale ressaltar que a intenção não é que se culpe por ações do passado, mas sim que você repense comportamentos para fazer diferente em uma próxima oportunidade.

Esse tipo de reflexão é um exercício poderoso de autoconhecimento que também ajudará a te tornar mais forte.

7. Comemore cada progresso

Enquanto segue cada um dos passos anteriores e busca se reerguer, valorize o seu esforço e comemore cada progresso que tiver. É por meio dessa atitude que você conseguirá se manter motivado para dar novos passos e enxergar a luz ao final do túnel.

Lembre-se de que a felicidade precisa ser uma busca diária e não deve estar condicionada a momentos específicos. Portanto, desfrute da jornada e dê às suas conquistas um sabor ainda mais especial.

8. Busque o apoio de pessoas queridas

Se existe uma fonte inesgotável de força, essa fonte é o amor. Com o carinho e o apoio de pessoas queridas, é possível superar qualquer obstáculo. Dessa maneira, evite querer carregar todo o peso dos problemas sozinho e procure alguém com quem você possa se abrir.

Mesmo que seja uma situação que dependa exclusivamente de você, ter alguém com quem conversar já é maravilhoso. Quando se externaliza os sentimentos, além de se sentir mais leve, é possível entendê-los melhor e, assim, tomar decisões mais acertadas.

9. Cuide de si

Independente do que esteja acontecendo em sua vida, jamais deixe de cuidar de si. Isso inclui alimentar-se de forma saudável e sem pular refeições, dormir bem, praticar algum tipo de atividade física, buscar ajuda médica quando sentir que é necessário, realizar atividades que façam com que você se sinta feliz, conversar com os amigos, enfim, atitudes que promovam o seu bem-estar. O autocuidado é uma medida fundamental para que seja possível manter a resiliência.

10. Faça do seu dia um bom dia

Se hoje as coisas não saíram da maneira como você esperava, fique tranquilo, pois amanhã você terá uma nova chance para isso. Dessa forma, procure se levantar pela manhã com uma atitude positiva e com a intenção de fazer do seu dia uma nova oportunidade para recomeçar e vencer. Mantenha sempre esse tipo de pensamento e, por meio de pequenos passos, você verá como as suas semanas, meses e anos vão se transformar positivamente.

Espero que as dicas que compartilhei te ajudem a encontrar o seu caminho e façam com que você volte a enxergar a luz ao final de túnel, pois ela está lá, apenas esperando que você a veja. Acredite na sua força, e poderá vê-la se despertar em seu interior.

Por fim, não se esqueça de que médicos e psicólogos estão aí para nos ajudar nos momentos em que precisarmos, tanto em questões físicas quanto em questões emocionais.

Se você gostou das dicas acima, deixe seu comentário e não se esqueça de compartilhá-las com seus amigos, colegas e familiares.


Posts recentes

Ver tudo

Desde que nasceu, em 1960, Freddie Roach foi preparado para ser campeão de boxe. O pai havia sido lutador pro􏰀ssional e a mãe, árbitra de boxe. O irmão mais velho de Freddie começou a aprender o

Em 1760, aos 4 anos, Wolfgang Amadeus Mozart começou a aprender piano com o pai. Foi a criança que pediu para iniciar o aprendizado tão cedo. A irmã, com 7 anos, já tocava piano. Talvez tenha sid