• Rafael Mariano

Aprenda Ser improvisador

Reconhecer seu poder de transmissão de valores na sociedade é caminhar para o improviso. Nunca saberá o que vai acontecer realmente. Como o sol brilhará amanhã?

E isso é chamar o nosso ser a tudo aquilo que é concebido na ocasião.


Esteja preparado para o inesperado.


Após oito anos servindo nossa pátria na Marinha do Brasil, depois de ficar embarcado em um navio de guerra, estava pronto para o pior, e o pior era ficar desempregado. Mas confesso não para mim. Pois, havia realmente decidido, mesmo contra a vontade do meu pai, de sair da Marinha e montar meu próprio negócio.


Positivo, empolgado, comprei uma lanchonete. Esse grande empreendimento, vendia na ocasião um sanduiche por tarde. Era impressionante a morosidade daquela estrutura. Não deu outra, era a minha chance de ser “empresário de sucesso”.


Com muito trabalho e persistência consegui, certo, conseguimos, pois depois de quatro anos já tinham passados pela lanchonete mais de 32 funcionários, contados um a um pela minha mãe.



A rotatividade era impressionante. Mas enfim, transformamos em um restaurante de médio porte, com mais de 60 pratos de almoço por dia. Era um espetáculo. E até aí foi, estava muito interessado em bolsa de valores, disse comigo mesmo, agora é a hora, hora de quê? Hora de ser Agente Autônomo de Investimentos, credenciado pela CVM, e qualificado pela Bovespa.


Foi mais uma grande aventura, para não disser tortura, pois quando descobri que tinha que estudar milhares de regras e procedimentos, me vi desesperado, de tanto estudar, acabei gostando. E onde parava para conversar trocava ideia sobre bolsa de valores, ficando horas falando sobre bolsa. Demais! Assim, mais uma vez tive que usar o improviso, ou você saberia me dizer se a bolsa vai subir ou cair?


Não, tive que estudar análise técnica, onde podemos acompanhar os gráficos e sugerir possíveis movimentos. Foi assim que desenvolvi o improviso na minha vida.


Improvisar e buscar o melhor caminho para seguir. Até hoje faço minhas operações e dou aulas de bolsa. E se quiser podemos ficar até tarde conversando sobre bolsa. Virou passatempo.


Muito obrigado por sua participação, compartilhe esse texto, sugira novas ideia. Vamos falando... grande abraço,


Rafael Mariano

Posts recentes

Ver tudo

Desde que nasceu, em 1960, Freddie Roach foi preparado para ser campeão de boxe. O pai havia sido lutador pro􏰀ssional e a mãe, árbitra de boxe. O irmão mais velho de Freddie começou a aprender o

Em 1760, aos 4 anos, Wolfgang Amadeus Mozart começou a aprender piano com o pai. Foi a criança que pediu para iniciar o aprendizado tão cedo. A irmã, com 7 anos, já tocava piano. Talvez tenha sid